quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Bicentenário de Mansfield Park


Esse ano é o ano do bicentenário de Mansfield Park. Duzentos anos atrás, em maio de 1814, nossa queridíssima Jane Austen publicava seu terceiro livro, Mansfield Park. E este é o meu livro preferido de Miss Jane Austen depois de Orgulho e Preconceito, é claro.

Um dos motivos que me faz gostar tanto de Mansfield Park é o fato de eu achar que o livro carrega uma aura de conto de fadas. Sabe como é, né? ...uma menina pobre que no final fica com seu "príncipe" e vive feliz para sempre, mas não sem antes sofrer um bocado. O livro não é só isso, é claro. E o "príncipe" está mais para cara-sem-personalidade do que propriamente um príncipe. Também acho que Fanny deveria ter "dando uma chance" para o "lobo mau" do Henry Crawford, mas sabemos que os "vilões" charmosos de Jane Austen sempre terminam sem a mocinha.

O livro gerou algumas adaptação para a TV e cinema. Ainda estou esperando que alguém finalmente faça uma adaptação condigna. Mas enfim, são essas as adaptações:

Adaptação da BBC para a TV -  1983

Não assisti a esta adaptação mas quem já viu disse que é a adaptação mais fiel ao livro. Gostaria que que fosse lançada no Brasil. Hoje só é possível encontrar esta edição nos sites internacionais.



Adaptação para o cinema - 1999


Esta adaptação de Mansfield Park chegou ao Brasil sob o título de Palácio das Ilusões. Nesta adaptação foram feitas algumas alterações no enredo. Personagens foram omitidos, outros ganharam destaque e a própria personalidade de Fanny ganhou alguns acréscimos. Mas eu gosto deste filme. Infelizmente está esgotado no Brasil.



Adaptação da BBC para a TV - 2007


Esta adaptação da BBC de 2007 não me agrada nem um pouco. Para começar a atriz que escolheram para interpretar Fanny, me desculpem, mas a acho péssima. E o Edmund é o mesmo ator que interpretou Mr. Elton na adaptação de Emma (2009) mas não me convenceu como Edmund Bertram. Foi lançado ano passado no Brasil pela distribuidora Log On mas me recuso a adquirir essa versão.  


Se alguém  tiver interesse em saber mais sobre a minha opinião/amor por Mansfield Park e Fanny Price fiz um post (aqui) contando minhas impressões do livro logo após lê-lo.


Nenhum comentário: