quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cinco minutos

ALENCAR, José. Cinco Minutos. In: Obra Completa de José de Alencar. Monte Cristo Editora, 2013.


"...a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina
mas um grave defeito para o homem".

Não havia lido sinopse, não havia lido nada a respeito deste livro de José de Alencar, seu primeiro romance. Então foi uma novidade.

O livro, publicado originalmente em 1856 no formato de folhetim no jornal Diário do Rio de Janeiro, obviamente trás consigo a marca do momento literário de então, isto é, o romantismo. Seu tema é principal é o amor casto, algo de inalcançável. A mocinha, é claro, é uma donzela perfeita e o mocinho, um cavalheiro.

No romance, o protagonista, após atrasar-se cinco minutos toma um outro ônibus e lá encontra uma mulher misteriosa, uma figura etérea, que tem seu rosto coberto por um véu e é claro ele se apaixona por essa mulher. E é a busca por esse amor, aparentemente impossível, que serve de motor para o livro. É uma estória curta em dez capítulos mas que provavelmente aqueceu o coração das jovens moçoilas de antanho e que talvez ainda possa agradar o leitor contemporâneo. Definitivamente não é o melhor romance do autor e talvez por ser o seu primeiro romance possa ser considerado fraco.

Nenhum comentário: