domingo, 26 de janeiro de 2014

Contos de Mamãe Gansa

PERRAULT, Charles (1628-1703). Contos de Mamãe Gansa. Porto Alegre, RS:L&PM, 2012. 160 p.


Segundo nos conta Ivone C. Beneditti na introdução desta edição, o livro, Contos de Mamãe Gansa, foi inicialmente atribuído ao filho de Perrault, Pierre, pois Perrault temia críticas dos seus adversários. Mas tarde se esclareceu que Pierre teria coletado as estórias (que eram estórias orais) e Perrault produzido as morais que acompanhavam os contos. Essas morais eram dirigidas as jovens moças.

Depois de ter lido os contos dos irmãos Grimm e depois de ler as versões de Perrault para os mesmos contos percebe-se que as versões da Disney para a Cinderela e a Bela Adormecida foram inspiradas nas versões de Perrault. E ao contrário dos contos dos irmãos Grimm, os de Perrault se aproximam muito mais de um livro infantil dos nossos dias pois seus contos, a exceção de Chapeuzinho Vermelho, são livres de cenas "sangrentas".
  
O livro contém: A Bela Adormecida no bosque, Chapeuzinho Vermelho, Barba Azul, Mestre Gato ou o Gato de Botas, As Fadas, Boralheira ou a chinelinha de cristal, Riqueti de Topete, Pequeno Polegar, Griselidis, Pele de Asno e Desejos ridículos. Sendo os nove primeiros contos em prosa enquanto os três últimos poemas. Embora os narrativas poéticas sejam interessantes gosto mais das narrativas em prosa.

Nenhum comentário: