domingo, 5 de janeiro de 2014

Mas...hein?


GAIMAN, Neil. O oceano no fim do caminho. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

Em o oceano no fim do caminho acompanhamos um homem na meia idade que volta a cidade onde passou a infância por ocasião de um funeral que nós, leitores, nunca chegamos a saber de quem é mas sabemos que é de alguém próximo do narrador. Ele vai então visitar uma velha fazenda que pertence a família Hempstock e onde ele viveu alguns eventos significativos que marcaram a sua infância.

O narrador-personagem (que não consigo lembrar se tinha um nome) vai então relembrar esses eventos todos permeados pelo fantástico. Esses eventos são traumáticos mas que visto aos olhos de uma criança de sete anos e de imaginação fértil ganham essa aura fantástica. 

Mas...hein? É disso mesmo que se trata? Ao concluir a leitura do livro não consegui me decidir se o narrador-personagem estava sonhando (sentado em frente ao  oceano de Lettie Hempstock), se de fato tudo aquilo aconteceu, se o narrador - como disse antes - fabricou uma fantasia para lidar com os eventos traumáticos (o suicídio do inquilino dos pais, a infidelidade do pai, a mudança da sua única amiga para a Austrália) vividos naquele período, se ele estava louco ou se ele tinha algum problema de perda de memória. Enfim...e você aí tem alguma outra pista?

Um livro interessante e que com certeza vai ser relido em breve. Um livro que precisa ser lido e relido muitas vezes.


Nenhum comentário: