quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Jardim Secreto

BURNETT, Frances Hodgson (1849-1924) . O jardim secreto. 1ª ed. São Paulo: Penguin Companhia, 2013.



O Jardim Secreto fez parte da minha infância! Quando eu era criança, nos áureos tempos da sessão da tarde, a adaptação de O jardim secreto (1993) passava várias vezes e eu nunca perdia nenhuma.

O livro conta a estória de Mary Lennox, uma garotinha solitária e mal-humorada que após a morte dos pais na Índia foi morar na mansão do tio na Inglaterra, Yorkshire. Lá ela encontra muitos mistérios, barulhos noturnos semelhantes a um chora de criança e um jardim que estava trancado há 10 anos e de acordo com o renascimento do Jardim Mary também vai se modificando tornando-se uma pessoa melhor. O mesmo ocorre com o seu primo Colin que era um menino isolado e doentio e que é transformado pela "mágica" do jardim. 

O jardim secreto conta com personagens adoráveis como Dickon, o menino encantador de animais, Martha, uma das criadas da mansão quem primeiro introduz Mary a magia do lugar, Susan Sowerby, a boa mãe de Dickon e Martha e  Ben Weatherstaff,  o zardineiro ranzinza.

Esse é um dos meus livros infantis preferido. Ele é contado de uma maneira delicada e poética é não há como não se apaixonar por essa estória. Entretanto, me chateia um pouco que na parte final do livro a personagem Mary Lennox seja praticamente esquecida sendo que foi foi por conta dela que aqueles eventos  foram possíveis. O Colin passa a ser o destaque da estória enquanto a Mary é negligenciada e na minha opinião Mary é uma protagonista muito mais interessante que Colin mas apesar disso o livro é lindo.

FILME x LIVRO


No filme os pais de Mary morrem após um terremoto. No livro, eles morrem de cólera.

No filme Medlook é uma mulher tirana. No livro é apenas uma mulher reservada, mas nada de malvadezas.

No filme as mães de Mary e Colin são irmãs gêmeas. No livro, na verdade, o pai de Mary que era irmão da mãe de Colin.

No filme é dito que Mary se parece com a mãe de Colin enquanto Colin não se parece com ela. No livro, ao contrário, Colin tem os olhos iguais de sua mãe.

No filme Mary encontra a chave do jardim numa gaveta nos pertences da mãe de Colin. No livro a chave é encontrada na propriedade próximo ao jardim secreto.

No filme os personagens do livro, Susan Sowerby e do Dr. Caven, são omitido.


NOVA ADAPTAÇÃO

Ano passado surgiu uma notícia de que o livro de Frances Hodgson ganharia uma nova adaptação produzida por Guilhermo del Toro. Vamos aguardar!

Nenhum comentário: