sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Projeto Leitura Cronológica (dos Contos): Contos Fluminenses


MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria (1839-1908). Contos Fluminenses. 2ª ed. -Porto Alegre: L&PM, 2011. 

Dando continuidade ao Projeto Leitura Cronológica da obra de Machado de Assis, chegou a vez dos contos e o primeiro livro: Contos Fluminenses. Nesses primeiros contos, publicados em 1870, Machado trás como temas a traição, o status social, a vaidade e o casamento. O livro conta com sete contos, são estes: Miss Dollar, Luis Soares, A mulher de preto, O segredo de Augusta, Confissões de uma viúva moça, Linha reta e linha curva e Frei Simão.

Dos contos apresentados me surpreendi com o final de "Luis Soares", sinceramente não me ocorreu que Machado iria concluir dessa forma, mas foi um final interessante. O final foi surpreendente, para mim, em relação aos outros contos porque de forma geral nos outros contos os personagens se redimiam e alcançavam o almejado casamento e em "Luis Soares" não é o que acontece.

Gostei dos contos, com exceção de "A mulher de preto" e "Linha reta e linha curva", achei-os chatos e este último excessivamente longo.  

Contos Fluminenses é um livro curto e a leitura é rápida e Machado nos presenteia com a sua ironia e comentários jocosos. Vale a pena conferir!

P.S: Em 1870 Adelaide devia ser um nome bem comum. Praticamente todas as personagens femininas desses contos tinham o nome de Adelaide. Impressionante.

Nenhum comentário: