domingo, 11 de maio de 2014

Desafio Literário: Maio - Uma biografia

MALCON, Janet. A mulher calada, Ted Hughes e os limites da biografia. 1ªed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.


"O tempo cura as feridas, alisa, limpa, oblitera; a história mantém as feridas abertas, enfia o dedo nelas, escava e as faz sangrar." (MALCON, 2012, p.73)

Sylvia Plath sempre exerceu sobre mim um fascínio inominável. Ouvia, assitia e lia comentários a respeito de sua obra, sua vida e seus "problemas mentais" e sua morte trágica, o suicídio.

Enfim li uma biografia sobre ela. Janet Malcon - a autora da biografia - ao escrever sobre Sylvia tenta também apresentar ao leitor as delicadezas de escrever uma biografia principalmente quando pessoas que fizeram parte da vida íntima do biografado, principalmente parentes, ainda estão vivos.

A princípio Malcom tenta ficar imparcial no seu texto. Não condenar Ted Hughes e sua irmã Olwyn, como fizeram outros biografos, e tenta não mistificar ainda mais a figura de Sylvia Plath. Não posso dizer se ela teve êxito com os leitores de sua biografia em geral, mas comigo receio que não. Acredito que já estava tão arraigada em mim a ideia da "vilania" dos irmãos Hughes que ter simpatia por eles é difícil.  

Mais adiante na biografia fica claro - e ela mesma aponta - sua simpatia aos irmãos Hughes e a biografa Anne Stevenson que também escreveu uma biografia sobre Sylvia (Bitter Fame) e sofreu severas críticas quando publicada.

Fiquei insatisfeita com esta biografia. Pouco é dito sobre a vida de Sylvia ou sua obra, a autora está mais interessada em nos falar da dificuldade de se produzir uma biografia. Os fatos da vida de Sylvia são lançados esparsamente ao longo do texto, talvez pela "simpatia" aos irmãos Hughes, confessada pela a autora, ela tenha optado por dizer o menos possível sobre as partes mais "íntimas" da vida de Sylvia. Na verdade o que Malcom conseguiu foi me deixar com vontade de ler um biografia sobre Sylvia escrita por Jacqueline Rose (The haunting of Sylvia Plath) que parece ser, de fato, uma biografia sobre Sylvia Plath.

2 comentários:

Joana Masen disse...

Uma pena que a biografia seja tão superficial, afinal, a vida de Sylvia rende diversas histórias.
Boa resenha, tbm estou participando do desafio e passei aqui para conhecer seu blog.
Bjos!

http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

Dayana disse...

Oi Joana, obrigada pelo comentário. Vou conhecer seu blog tbm.