segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Desafio do Hallloween Literário - Update 1

QUIROGA, Horácio (1878-1937). Contos de amor, de loucura e de morte. São Paulo: Abril, 2010. Clássicos Abril Coleções; vol. 31)



O livro que li para a categoria "Curto e grosso" do Desafio do Halloween Literário foi "Contos de Amor, de Loucura e de Morte" do uruguaio Horário Quiroga. Logo que iniciei a leitura pensei "hum...não é bem o que eu esperava". Não que os contos fossem ruins, longe disso, são ótimos. Mas são contos, como sugere o título, sobre amor, loucura e morte. Lógico que conforme fui lendo me convenci de que o livro cabia sim para o Halloween Literário, pois muito embora não seja um livro propriamente de horror tem alguns contos que representam muito bem o gênero, como é o caso do clássico "O Travesseiro de Plumas" e também "O solitário", "A galinha degolada", "Os barcos suicidas", "A insolação" e "Mel silvestre".

O interessante nos Contos do Quiroga é que horror não tem origem sobrenatural, pelo contrário, o horror tem causas muito naturais como no caso de "O travesseiro de plumas" onde acompanhamos uma jovem esposa definhar no leito nupcial, abatida por uma anemia sem causa aparente ou em "Mel silvestre" onde assistimos com horror a morte de um contador que resolve se aventurar na floresta e provar alguns favos de mel. Ou ainda o  horror está presente no próprio ser humano como é o caso dos contos "O solitário" e "Galinha degolada". 

Os únicos contos que apresentam um tom mais insólito são: "Os barcos suicidas" e "A insolação". Neste primeiro, tripulantes de um navio comentam histórias de barcos onde a tripulação desaparece deixando seus barcos a deriva até que uma dessas figuras, que até então só ouvia os relatos, se apresenta como sobrevivente de um desses barcos relatando como em um determinado ponto do oceano a tripulação do barco enlouqueceu e se atirou ao mar. Já  em "A insolação acompanhamos, sob o ponto de vista de uma matilha de cães, como a morte ronda a casa de seu dono. Aliás este foi o meu conto preferido.

Enfim, um livro ótimo, de ótimos contos e que vale a pena ser lido.

Nenhum comentário: