quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Desafio do Halloween Literário: update 2

KING, Stephen. Tudo é eventual. Rio de Janeiro: Ponto de Leitura, 1 ed. 2013.


Dando continuidade ao Desafio do Halloween Literário, para a categoria "Mestre do Horror", o livro do Stephen King lido foi: Tudo é eventual, um livro de contos. Pois bem queridos amigos, talvez esta não tenha sido a melhor escolha de leitura para "ilustrar" esta categoria do desafio, mas por que? Porque não foi lá uma leitura muito prazerosa e, veja bem, não é porque eu não gosto dos livros do King, não é isso! É só que, nesse caso, não foi a melhor escolha. 

O livro apresenta quatorze histórias, sendo que destas quatorze apenas cinco realmente foram interessantes para mim. Isso não quer dizer que esta minha opinião seja unanime e absoluta, não. Você pode ter lido e amado e/ou talvez possa vir a ler e amar. É só questão de opinião.

Mas enfim, qual foi o grande problema? Bom, achei os contos um tanto irregulares. Algumas histórias foram realmente boas e outras nem tanto. Do ponto de vista do "horror" percebe-se que aqui este elemento ficou por conta das cenas sangrentas como no caso de "A morte de Jack Hamilton", "Na câmara da morte", "O Vírus da Estrada vai para o norte" e "Almoço no Café Gotham" e menos naquela sensação crescente de medo por algum evento sobrenatural.

Meus contos preferidos foram: "O homem de terno preto" que é a história de um garotinho que tem um encontro nada agradável com o capiroto na beira de um rio. "As irmãzinhas de Eluria", um conto que faz parte da mitologia da série Torre Negra e que me agradou de verdade, despertando o desejo de ler a série. "O vírus da estrada vai para o norte" é a história de um quadro macabro. Realmente gostei muito desse conto foi um dos poucos que realmente me deixou assustada. Muito bom! "1408" o conto sobre o quarto de hotel mal assombrado que teve uma adaptação cinematográfica em 2007 com John Cusack no papel do escritor de livros sobre lugares mal assombrados. O conto é muito melhor que o filme, diga-se de passagem. E finalmente "Andando na bala", aquele conto que foi o ebook mais vendido de todos os tempos. Você sempre ouviu histórias de assombrações que pegam carona, desta vez as coisas se invertem e Stephen nos conta uma boa história. Outros contos que são dignos de menção embora não possam ser classificados como "preferidos" mas que desempenharam seu papel são: "Sala de autópsia 4" é a história de uma homem vivo que todos pensam estar morto e que está numa sala de autópsia prestes a ser "retalhado". Stephen vai aumentando a tesão da cena de maneira magistral. "Tudo é eventual" a história do rapaz que tem um poder especial de "matar" através de símbolos e que é contratado por uma organização para "fazer desaparecer do mapa" algumas figuras. E "Almoço no Café Gotham" sobre um maître surtado que resolve "amolar suas facas". Enfim, um livro irregular mas que ainda assim apresenta algumas boas histórias.

Aqui o trailer do filme 1408 baseado no conto de Stephen King:



Nenhum comentário: